Ir direto para menu de acessibilidade.

Fonte Acessibilidade

A- A A+

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Disciplinas

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 11h01 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 18h16 | Acessos: 1744

Obrigatórias   

1. Teoria da História (60 horas)

Ementa: A presente disciplina se propõe a problematizar os principais conceitos e procedimentos operatórios da História. Debater os conhecimentos ligados à teoria e à metodologia em suas relações com a pesquisa e a escrita no campo da História. Problematizar as principais abordagens teóricas no que tange à compreensão e uso dos documentos. Analisar os procedimentos constitutivos próprio da narrativa histórica.

 

2. Seminário de Pesquisa em Cultura, memória e relações de poder (Linha 1 - 60 horas)

Ementa: Promover reflexões acerca dos projetos de pesquisa, de modo a ampliar as análises propostas para cada temática de estudo, oferecendo assim apoio, subsídios e referenciais teóricos e práticos, conforme as singularidades de cada proposta de trabalho. Reavaliar percursos, propor caminhos, reformular  procedimentos e problematizar as pesquisas.

 

3. Seminário de Pesquisa em Ensino de História, narrativas e documentos (Linha 2 - 60 horas)

Ementa: Promover reflexões acerca dos projetos de pesquisa, de modo a ampliar as análises propostas para cada temática de estudo, oferecendo assim apoio, subsídios e referenciais teóricos e práticos, conforme as singularidades de cada proposta de trabalho. Reavaliar percursos, propor caminhos, reformular procedimentos e problematizar as pesquisas.

 

4. História, tempo, cultura e memória (Linha 1 - 60 horas)

Ementa: A presente disciplina se propõe a analisar os fundamentos teóricos-epistemológicos acerca das categorias analíticas de tempo, memória e cultura, pensando-os como construções históricas. A partir da bibliografia selecionada, irá problematizar o processo de construção conceitual e, por conseguinte, estabelecer aproximações e distanciamentos acerca das experiências historicamente construídas na Amazônia e pesquisadas no campo da produção acadêmica da História.

 

5. Ensino de História, narrativas e documentos (Linha 2 - 60 horas)

Ementa: Esta disciplina objetiva promover uma reflexão acerca do ensino de história como lugar de produção de saber/poder que disputa com outras forças a produção de narrativas acerca das experiências históricas. Objetiva também analisar as concepções de fontes históricas e suas relações com o ensino de História. Problematizar os diferentes tipos de fontes, seu lugar de produção, sua materialidade e seus usos na relação com o ensino da História. Refletir os diferentes tipos de fontes documentais como lugar de representação da História ensinada e como vestígios das experiências estudadas. Deseja ainda construir caminhos potencializando as experiências para o tratamento e usos das fontes na pesquisa acadêmica de modo a ampliar também as experiências docentes nos processos educativos envolvendo saberes e práticas escolares.

 

Eletivas 

1. História, tempo presente e memória  (60 horas)

2. Ensino de História – livros e materiais didáticos  (60 horas)

3. História e escravidão negra na Amazônia  (60 horas)

4. História Indígena e ensino de história  (60 horas)

5. Culturas históricas e conflitos na Amazônia do tempo presente  (60 horas)

6. Ensino de História, novas linguagens e tecnologias  (60 horas)

7. História, cotidiano e estudos culturais  (60 horas)

8. Ensino de História e currículo: diálogos e perspectivas  (60 horas)

 

Síntese da estrutura curricular

Total de créditos para titulação: 24

Disciplinas Obrigatórias a serem cursadas: 3 (1 comum e 2 por linha – total de créditos: 12)

Disciplinas Eletivas ofertadas: 8 sendo necessário cursar pelo menos 1 disciplina – Total de crédito: 4)

Pesquisa e escrita da dissertação: 6 créditos

Atividades complementares: 2 créditos que podem ser cumpridos através de:

a) apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos – (Total de crédito: 2) e/ou

b) publicação de artigos em revistas qualis – (Total de créditos: 2)

Periodicidade de Seleção: Anual

Vagas por seleção: Mínimo de 10 (sendo definido em cada edital de seleção)

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

- 12 (doze) créditos em Disciplinas Obrigatórias

- 04 (quatro) créditos em disciplinas Eletivas;

- 06 (seis) créditos em pesquisa e escrita da dissertação

- 02 (dois) Atividade Complementar

Disciplinas obrigatórias

- Teoria da História (4 créditos).

- Seminário de Pesquisa Cultura, memória e relações de poder — Linha 1 (4 créditos).

- Seminário de Pesquisa Ensino de História, narrativas e documentos — Linha 2 (4 créditos)

- História, tempo, cultura e memória (Obrigatória Linha 1; 4 créditos)

- Ensino de História, narrativas e documentos (Obrigatória Linha 2; 4 créditos).

Fim do conteúdo da página