Dissertações
NOME |
TÍTULO | DISSERTAÇÃO |
Profa. Bárbara Maria Marques | Para além do conflito violento durante a luta pela terra: as memórias e experiências de vida de migrantes de Xinguara (1970-1989) | LINK |
Prof. Luis Lima de Sousa | Histórias de Parauapebas em sala de aula: ensino de História local e Amazônia nas escolas Chico Mendes II e Carlos Drummond de Andrade entre 2014 e 2019 | LINK |
Profa. Marta Lima Alves | “O racismo não silenciará nossos tambores”: O grupo Consciência Negra em Movimento, Marabá/PA (2011 - 2019) | LINK |
Prof. Oziel Washington David Moreira | O periódico feminista Fêmea (1992-2014): Uma produção do Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA | LINK |
Profa. Vera Lucia Martins de Lima Rosa | Entre silêncios, ações e práticas: a Lei Federal no 10.639/2003 e o ensino de História nas escolas estaduais de ensino médio em Itupiranga/Pará (2017-2019) | LINK |
Profa. Claudia Vanessa Briosso Santos | Educação moral e cívica e ensino de História no Pará (Xinguara- PA, 1969-1983) | LINK |
Prof. Jair Mauro Diniz Neris | O Movimento de Libertação dos Presos, Padres e Posseiros do Araguaia - MLPA: das Origens do Conflito do Cajueiro, ao Ecoar dos Eventos Fundiários na Amazônia Paraense | LINK |
Profa. Maria Raimunda Santana Forte | Ensino de História, Currículo e Formação de Professores: Projetos e Ações de Implementação da Lei Federal 10.639/03 (Marabá/PA, 2003 a 2019) | LINK |
Prof. Alan Bizerra Martins | A Cultura Afro-Brasileira no Livro Didático de História: uma Análise da Coleção “História Sociedade & Cidadania” em Diferentes Coleções (2008/2020) | LINK |
Profa. Lizandra Julia Silva Cruz | Lugares Distintos, Ideias Convergentes: o Abolicionismo em Notícias Circulantes na Imprensa Grão-Paraense e o Potencial Simbólico de Luiz Gama | LINK |
Prof. Sergio Ricardo Almeida da Hora | Fotografia Pública: Marabá (PA) por meio do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Manoel Domingues (FCCM) | LINK |
Prof. Policleiton Rodrigues Cardoso | Sodomitas do Grão-Pará nos Cárceres da Inquisição Portuguesa: um Olhar sobre os Processos de Frei Lucas de Sousa e Seus Amantes na Belém do Século XVII | LINK |
Profa. Juliana Alves de Souza | Mulheres Indígenas e Universidade: suas Perspectivas, Vivências e Narrativas sobre as Políticas e Permanência - o Caso da Unifesspa 2014-2022 | LINK |
Prof. Ramon de Souza Cabral | A Festa do Divino Espírito Santo na Cidade de Marabá (PA), no Século XXI: Educação Patrimonial no Ensino de História | LINK |
Prof. Melk Eloi da Silva | Operações Militares na Amazônia Oriental: violência e traumas nas ações das forças armadas no combate à Guerrilha do Araguaia | LINK |
Profa. Karini Goreth Rikparti Parkrekapare | PỲt Mẽ Kaxêre (Sol e Lua) e Hákti Mẽ Kuhý (Gavião e Fogo): Mito e transformação histórica entre Os Gavião | LINK |
Profa. Renata Belz Kruger | Cidade, Memória e Narrativas da Colonização da Transamazônica: o caso de Brasil Novo – PA | LINK |
Prof. Ewerton Alan Correa da Silva | Diene Ellen: “A Santinha da Marambaia” Religiosidade Popular e suas Representações Socioculturais em Belém do Pará | LINK |
Profa. Roselli Scheidegger Oliveira | Religiões de Matrizes Africanas no Componente Curricular de História: a BNCC e a Prática Docente (Marabá- PA, 2017-2019) | LINK |
Profa. Jackeline Oliveira Viana | A Estrutura Curricular dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica do IFPA/Campus Marabá Industrial entre os anos de 2015 a 2019: o componente de História na organização curricular | LINK |
Profa. Carla Silveira Moraes | Memória e Atuação Feminina na Pastoral da Juventude da Diocese de Marabá (1990 – 2010) | LINK |
Prof. Andreza (Art) Xavier de Lima Sousa | Vivências Femininas na Política: fissuras provocadas e avanços na representação de gênero em Santa Luzia do Pará (2000-2020) | LINK |
Redes Sociais