Infraestrutura
O PPGHIST-Unifesspa está localizado no Campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Neste campus, os pesquisadores e estudantes têm à disposição um laboratório de informática com internet de alta qualidade, conectada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e acesso completo ao Portal de Periódicos da Capes. Isso favorece a inovação e melhora a qualidade dos trabalhos acadêmicos realizados pela comunidade. No mesmo campus, há o prédio Multiuso e o prédio da Faculdade de História. No prédio central, além de estar localizada a Reitoria, há também o Núcleo de Produção Digital – NPD – que também é um importante espaço de parcerias para projetos de audiovisual. Os laboratórios da Unifesspa no Campus III são bem estruturados para atender às demandas de ensino e pesquisa, com práticas de manutenção consolidadas, embora não disponham de recursos tecnológicos de ponta. As bibliotecas são bem equipadas, oferecendo salas de estudo individuais e em grupo, além de computadores para acesso ao acervo. A atualização do acervo é realizada com base nas necessidades dos cursos. As salas de informática atendem eficazmente às demandas dos cursos, mesmo que não tenham tecnologia de última geração.
Atualmente, o PPGHIST dispõe de uma sala de coordenação, uma sala de orientação e uma sala de reunião, além de duas salas destinadas às aulas. A coordenação conta com mobiliário adequado, linha telefônica e sistema de impressão integrado ao parque de impressão da Universidade. Também conta com um prédio disponibilizado pela Universidade, e sob a gerência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), para atender às demandas da Pós-graduação.
Laboratórios
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) dispõe de uma infraestrutura laboratorial ampla e bem equipada, voltada ao suporte das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em diversas áreas do conhecimento. Esses espaços são utilizados por pesquisadores, técnicos e estudantes dos Programas de Pós-Graduação (PPG), contribuindo significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados na região.
Além desses, a Unifesspa conta com diversos outros laboratórios e núcleos de pesquisa que complementam a infraestrutura de suporte às atividades acadêmicas e científicas. Esses espaços, aliados ao uso de equipamentos especializados, garantem um ambiente propício para o avanço da pesquisa e a formação qualificada de profissionais na região. O Laboratório de Computação Científica (LCC) tem a finalidade de prover recursos computacionais e serviços aos pesquisadores da Unifesspa para consolidação de centros de excelência em pesquisa nas áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Socioeconômicas, Ciências Biológicas, História, Geografia e outras. Dessa forma, o LCC dispõe de sistemas para os seguintes serviços: armazenamento de grande volume de dados, em especial aqueles oriundos de bases públicas, como Censo, Censo Rural, Datasus, Rais etc.; extração, transformação e pré-processamento de bases de dados; processamento de indicadores estatísticos para análise e correlação de fenômenos socioeconômicos, ambientais, sociais etc.; data mining; geração de mapas para visualização e análise de dados territoriais; ambientes virtuais para desenvolvimento e execução de aplicações que demandam elevado esforço computacional.
O PPGHIST, conta estruturalmente com os seguintes laboratórios:
- Núcleo de Estudos Inquisitoriais na Amazônia (NEIAM): criado em 2022 e é coordenado pelos professores Geovanni Gomes Cabral e Marcus Vinicius Reis, do PPGHIST/Unifesspa. Financiado pela FAPESPA por meio do Programa Primeiros Projetos (PPP-FAPESPA/CNPq), o NEIAM dispõe de estrutura física para atender docentes e discentes envolvidos no projeto. Seus principais objetivos incluem a publicização da documentação sobre o Tribunal do Santo Ofício na Amazônia Colonial, tornando-a acessível para além das edições já existentes ou das versões digitalizadas de difícil leitura. Além disso, busca ampliar os estudos sobre os impactos da Inquisição na região, consolidando a Unifesspa como referência internacional na temática inquisitorial. O núcleo também visa à internacionalização da Faculdade de História da Unifesspa, promovendo eventos, intercâmbios e parcerias com pesquisadores de instituições estrangeiras. Outras iniciativas do NEIAM incluem a organização de eventos nacionais e internacionais, o fomento à pesquisa em Iniciação Científica e o incentivo à produção de monografias baseadas em documentos inquisitoriais sobre a Amazônia Colonial. Dessa forma, o núcleo se estabelece como um espaço estratégico para a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre a atuação da Inquisição na região amazônica.
- O Laboratório de História Oral e Imagem da Fahist-Unifesspa foi criado com o intuito de reunir pesquisas e arquivamento de entrevistas tendo a metodologia da História Oral como ponto norteador. Paralelo a essas atividades, o laboratório visa formar um banco de dados com imagens virtuais técnicas (fotografias e produção audiovisual) fruto de pesquisas de estudantes da graduação, pós-graduação, bem como dos professores que integram o LABHORI. Nosso objetivo além desse campo investigativo é disponibilizar o acesso a essas informações para projetos didáticos e históricos, no sudeste paraense reunindo um leque de pesquisadores que mantém interesse pela temática.
- O Núcleo de Produção Digital Narrativas Amazônicas (NPD-NAM UNIFESSPA) segue as diretrizes propostas pela Secretaria do Audiovisual/Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e do Programa “Olhar Brasil". que tem como princípio “a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não-comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros”.
- Laboratório Nova Cartografia Social da Amazônia: Espaço que agrega diversas atividades de pesquisa e produção de documentos sobretudo com o Projeto Mapeamento Social como instrumento de Gestão Territorial contra o Desmatamento e a Devastação: processos de capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais. A partir de 2014, os pesquisadores atuantes na região formaram o Núcleo Sul e Sudeste do Pará, ensejando, portanto, a constituição simultânea do Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste (CNPq/Unifesspa/UFPA).
- Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (LEPEH/FAHIST): espaço destinado a dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao curso de Graduação em História, em especial aquelas desenvolvidas pelas ações das Práticas Curriculares Continuadas que se encarregam de tematizar especificamente as questões práticas ligadas ao ensino. O espaço conta com um scaner de múltiplas funções e estará a inteira disposição dos estudantes do programa.
- Laboratório de Informática: espaço vinculado à Faculdade de História e destinado ao acesso dos alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação, contando com 10 terminais de computadores ligados à internet. Além desse laboratório específico para os discentes do curso de História e do Mestrado Acadêmico em História, os ingressos no programa contam com um prédio exclusivo, de 4 (quatro) andares, para toda a pós-graduação da Unifesspa, onde também tem espaço reservado para o Mestrado em História.
Biblioteca
A Biblioteca Setorial da Unifesspa coloca à disposição de seus alunos mais de 9.500 títulos de livros, 25 mil volumes e 80 títulos de periódicos, distribuídos nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e Letras. Além disso, todos os alunos têm acesso ao Portal de Periódicos da Capes; à Scientific Eletronic Library On-line (SciELO)/Fapesp-Bireme; à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)/Bireme; ao projeto Prossiga (parceria CNPq); ao Catálogo Coletivo Nacional (CCN)/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e às redes de bibliotecas das áreas de Engenharia e Psicologia. Essa gama de informações, aliada a uma completa infraestrutura de laboratório de informática para os alunos, reúne as condições necessárias para a pesquisa discente e docente. Hoje, do total do acervo existente voltado às humanidades, cerca de 7.500 títulos estão catalogados na área de História. Entretanto, muitas outras obras correlatas e/ou diretamente relevantes aos estudos históricos estão catalogadas nas áreas afins que compõem o acervo. Destacamos, ainda, dois importantes centros de documentação para a realização das pesquisas, com os quais o PPGHIST já tem estabelecido importantes acordos de cooperação técnica: a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), o Museu Municipal Francisco Coelho (Marabá) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) núcleo Marabá.
Redes Sociais