Ir direto para menu de acessibilidade.

Fonte Acessibilidade

A- A A+

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Principais produções docentes

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 19h23 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 12h19 | Acessos: 97

Principais artigos

Linha: Ensino, narrativas e documentos

Docente:

Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti

CAVALCANTI, Erinaldo. La formación docente inicial del profesor de Historia en Brasil: temas, reflexiones y desafíos. Revista Ciencias Sociales y Educación - Universidad Medellín (Colômbia), v. 9, p. 113-135, 2020. Link para acesso:

https://revistas.udem.edu.co/index.php/Ciencias_Sociales/article/view/3460

CAVALCANTI, Erinaldo. A Amazônia representada nos livros didáticos de história: sobre história, narrativa e ensino. História & Ensino, v. 26, p. 257-312, 2020. Link para acesso:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39631

CAVALCANTI, Erinaldo. O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente. ROTEIRO, v. 45, p. 1-24, 2020. Link para acesso:

https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21829

CAVALCANTI, Erinaldo. História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades. Revista Antíteses, v. 11, p. 520, 2019. Link para acesso:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/34621

CAVALCANTI, Erinaldo. Para destruir a memória e demolir o patrimônio: algumas questões sobre a história e seu ensino. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 19, p. e074, 2019. Link para acesso:

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/45137

CAVALCANTI, Erinaldo. Ensino de História, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil. Enseñanza de las Ciências Sociales, v. 18, p. 49-61, 2019. Link para acesso:

http://www.publicacions.ub.edu/revistes/eccss18/documentos/1565.pdf

CAVALCANTI, Erinaldo. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 249-267, 2018. Link para acesso:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600249&lng=pt&tlng=pt

CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 272-292, 2018. Link para acesso:

https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393

CAVALCANTI, Erinaldo. Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 5, p. 262-284, 2016. Link para acesso:

https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/219

Mauro Cezar Coelho

COELHO, MAURO CEZAR; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença? Educação Em Revista, v. 34, p. 1-39, 2018. Link para acesso:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100151&script=sci_abstract&tlng=pt

COELHO, MAURO CEZAR; SALDANHA, Rafael da Silva. Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil. HISTÓRIA & ENSINO (UEL), v. 25, p. 59-82, 2020. Link para acesso:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/34239

COELHO, Mauro Cezar; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil. TEMPO E ARGUMENTO, v. 10, p. 464-488, 2018. Link para acesso:

https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018464

CEZAR COELHO, MAURO; PLERES RIBEIRO E SILVA, JEFFERSON. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia? a oposição à ditadura militar em livros didáticos de História. Fronteiras & Debates, v. 4, p. 153-177, 2018. Link para acesso:

https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/article/view/4091

Geovanni Gomes Cabral

CABRAL, G. G. Ensino de História e a Fotografia Documental: a participação das mulheres nos movimentos sociais. Revista Sumaúma, v. 11, p. 11-19, 2019. Link para acesso:

http://casadaculturademaraba.org/wp-content/uploads/2019/12/Revista-Sumau%CC%81ma-FCCM.2019.pdf

Maria Clara Sales Carneiro Sampaio

SAMPAIO, M. C. S. C. Docência como missão na América Latina: Reflexões sobre a formação professores e professoras de história na Amazônia Oriental. MNEMOSINE REVISTA, v. 9, p. 121-141, 2018. Link para acesso:

Karla Leandro Rascke

RASCKE, Karla Leandro; CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Reeducação das relações étnico-raciais e ensino de Áfricas: formação continuada de professores (NEAB-UDESC/SC, 2014). EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 43, p. 79, 2018. Link para acesso:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/24986

 

Linha: Cultura, memória e relações de poder

Docentes:

Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti

CAVALCANTI, Erinaldo. Para não ver só a letra? interrogatórios e relatos orais em tempos de ditadura militar (1964-1968). ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE), v. 27, p. 01-18, 2020. Link para acesso:

https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/97861

CAVALCANTI, Erinaldo. O futuro do passado no tempo presente: memórias e narrativas amazônicas nas encruzilhadas do tempo. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online), v. 12, p. 24-43, 2019. Link para acesso:

http://ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/905

CAVALCANTI, Erinaldo. Investigar, processar e punir: um tribunal de exceção ou a Comissão de Investigação Sumária - 1964. TEMPO E ARGUMENTO, v. 11, p. 445-465, 2019. Link para acesso:

https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311282019445

Maria Clara Sales Carneiro Sampaio

SAMPAIO, M. C. S. C.; ARIZA, M. B. A. Narrativas de Mulheres Escravizadas nos Estados Unidos do Século XIX. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 33, p. 179-198, 2019.

SAMPAIO, M. C. S. C. A Amazônia no olhar imperialista: a história ainda pouco explorada do projeto do norteamericano Matthew Fontaine Maury para a Amazônia na década dos 1850. Canoa do Tempo (UFAM), v. 11, p. 4-24-24, 2019. Link para acesso:

https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5947

Geovanni Gomes Cabral

CABRAL, G. G. Assim foi meu passado: escrita autobiográfica, histórias e memórias do poeta José Costa Leite. REVISTA MARACANAN, p. 212-227, 2019. Link para acesso:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/40251

Jerônimo da Silva e Silva

SILVA, J.S. A cobra na cosmologia das rezadeiras amazônicas. CIENCIAS SOCIALES Y RELIGIÓN / CIÊNCIAS SOCIAIS E RELIGIÃO, v. 01, p. 01-22, 2020. Link para acesso: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13274

SILVA, Idelma Santiago; SILVA, Jerônimo da Silva e. Combates cosmológicos pelo direito do rio na Amazônia Oriental. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online), v. 11, p. 70-94, 2018. Link para acesso:

http://www.ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/831

SILVA, Jerônimo da Silva e. Tarrafa, Anzol e Flecha: Tecnologia Xamânica de Predação entre Humanos e Encantados no nordeste paraense. Revista Anthropológicas, v. 1, p. 28-57, 2018. Link para acesso:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23922

Idelma Santiago da Silva

SILVA, Idelma Santiago; SILVA, Jerônimo da Silva e. Combates Cosmológicos pelo Direito do Rio na Amazônia Oriental. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online), v. 11, p. 70, 2018. Link para acesso:

http://www.ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/831

LIMA, M. P.; SILVA, IDELMA SANTIAGO DA. 'Salvemos os nossos índios': uma catequese dominicana no Araguaia (1922-1933). Revista de História da UEG, v. 8, p. 1-19, 2019. Link para acesso:

https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9341

LUIZ, J. M.; REIS, N. F. I.; SILVA, IDELMA SANTIAGO DA. A ditadura e os rastros da repressão no sudeste paraense: desvelando memórias sobre a Casa Azul. Saeculum (UFPB), v. 39, p. 83, 2018. Link para acesso:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/41123

Ana Carolina de Abreu Coelho

COELHO, Anna Carolina de Abreu. Conexões luso-amazônicas. Fênix (UFU. Online), v. 17, p. 601-618, 2020. Link para acesso:

https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/969

COELHO, Anna Carolina de Abreu; SARGES, Maria de Nazaré. A Sociedade de Geografia de Lisboa e o Programa de Emigração: os reflexos no Pará. REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 23, p. 115-133, 2018. Link para acesso:

https://revistas2.uepg.br//index.php/rhr/article/view/10697/209209210100

Eduardo Salgueiro de Melo

SALGUEIRO, Eduardo de Melo. História da imprensa e jornalismo agronômico: possibilidades de pesquisa. ESCRITAS: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARAGUAÍNA, v. 9, p. 160-182, 2017. Link para acesso:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/3801

SALGUEIRO, Eduardo de Melo. Fugindo do estigma: visões sobre Mato Grosso nas páginas da Série Realidade Brasileira e da revista Brasil-Oeste. ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE), v. 24, p. 269-300, 2017. Link para acesso:

https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/66374

Marcus Vinícius Reis

REIS, M. V.; CARGNELUTTI, C. M. Silenciamentos sobre gênero na historiografia brasileira: Inquisição e feitiçaria na América portuguesa. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA, v. 21, p. 331-349, 2020. Link para acesso:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2020000200331&tlng=pt

REIS, M. V. Sexualidade subversiva e performatização dos gêneros a partir dos processos inquisitoriais de Violante Carneiro e Margarida Carneiro. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS, v. 46, p. e33775-16, 2020. Link para acesso:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/33775

REIS, M. V. Porque sabe que as mulheres são amigas de novidades e curiosidades': os géneros de mulher feiticeira e de cristã-nova a partir do processo de Simoa de São Nicolau. CADERNOS DE ESTUDOS SEFARDITAS, v. 1, p. 181-204, 2019. Link para acesso:

http://cadernos.catedra-alberto-benveniste.org/project/n20-1semestre-2019/

Karla Leandro Rascke

RASCKE, KARLA LEANDRO; CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Territórios do sagrado: três séculos de vivências diaspóricas na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos de Florianópolis-SC. REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO, v. 19, p. 79-99, 2019. Link para acesso:

https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/42703

Pere Petit

Pere Petit. Políticas Públicas do Governo Federal no Estado do Pará da Spvea à Nova República. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online), v. 11, p. 95-122, 2018. Link para acesso:

http://ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/852

CARVALHO, A. C.; SOUSA JUNIOR, J. A; Pere Petit. Revisitación de los clásicos del capitalismo tardío: Una perspectiva de comprensión histórico-económica. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 1, p. 1-16, 2019. Link para acesso:

https://www.eumed.net/rev/oel/2019/08/capitalismo-tardio.html

Fim do conteúdo da página