Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Formação Inicial - ANO IV

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 14h51
  • Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 14h51
  • Acessos: 266

Apresentação

O PPGHIST-Unifesspa ofertará no dia 11/08 o Curso de Formação Inicial – Ano IV,  cuja abordagem tratará da vida acadêmica na Pós-graduação.

O Programa de Pós-Graduação em História da Unifesspa, preocupado com a formação permanente e de alta qualidade dos discentes em processo de formação pós-graduada, oferecerá o seu quarto curso de formação inicial. Trata-se de um curso de curta duração em práticas acadêmicas de pós-graduação ofertado pelos docentes do quadro permanente do PPGHIST. A quarta edição do curso ocorrerá presencialmente, no Campus III da Unifersspa e comporá as atividades de abertura do segundo semestre letivo de 2022.

As atividades desenvolvidas irão versar sobre o processo de construção de uma pós-graduação, no intuito de mostrar as condições de possibilidades que envolvem a elaboração, a manutenção e a consolidação de um programa de Pós- graduação stricto sensu. Também serão abordadas questões sobre o cenário atual da pós-graduação em termos de demandas e condições de oferta dos cursos. Oportunamente, serão apresentados os órgãos, as instituições e as práticas que garantem a manutenção dos programas e a luta contínua pela excelência no que tange à formação pós-graduada.
Outra questão que será pauta do curso diz respeito às práticas que os pós-graduandos precisam desenvolver para ter uma caminhada exitosa no período de formação. Entre essas práticas, o disciplinamento com o tempo, o comprometimento e a organização das atividades. Também serão trabalhadas questões básicas que envolvem a leitura acadêmica, o uso e o manuseio dos referenciais teóricos, a produção, a utilização e a manipulação de fontes documentais e a própria escrita como práticas fundantes da formação em nível de pós-graduação.

Outras atividades também serão realizadas, como o acesso, o uso e o preenchimento da plataforma Lattes, além das pesquisas em periódicos especializados e regras básicas da escrita acadêmica no que tange à construção de resumos, fichamentos, resenhas e artigos científicos, além das questões ligadas às normas da ABNT. 

 

PROGRAMAÇÃO - 11/08

Apresentação do PPGHIST, sua estrutura, disciplinas, docentes - Prof. Dr. Marcus Vinicius Reis e Profa. Dra. Maria Clara Sales Carneiro Sampaio ==> 09:00h
 
"As regras e práticas da escrita acadêmica: resumos, resenhas, fichamentos, artigos e normas da ABNT" - (Prof° Drº Geovanni Gomes Cabral) ==> 09:30h
 
"Por dentro do Lattes, Revistas e escrita acadêmica" -  (Profª Drª Karla Leandro Rascke) ==> 14:30h

registrado em:
Fim do conteúdo da página